Boa tarde brasileiros e italianos.
Antes de mais nada, gostaria de agradecer aos meus bisavós, que me possibilitaram nascer descendente de italianos, cultura que admiro muito e que através da família, preservamos costumes, desde a infância; dos quais me recordo até hoje, com muito apêgo e alegria.  Desde as visitas à casa de meus avós, onde as refeições eram puramente italianas, onde bebíamos o suco de uva feito por eles, as geléias, polenta com frango feito em panela de ferro, os risotos,as massas feitas em casa, as cucas, e até o vinho.  Esses costumes também foram passados aos meus pais, e me recordo da época em que todos ajudavam na fabricação do suco, geléia e vinho, inclusive eu e meus irmãos.
Crescemos, e há mais de 25 anos meus irmãos obtiveram a cidadania; época em que eu, casada e com filhas muito pequenas, não tive interêsse em obter.
Passados alguns anos, as filhas tiveram um interêsse maior na obtenção do passaporte italiano, fato que também me motivou.
Buscamos, assim, todas as informações necessárias para se iniciar o processo de cidadania, e pela demora de se fazer por aqui, optamos em contratar os serviços da Sra. Carmen Lucia, nos propondo a fazê-lo na Itália.
Desde a busca das certidões, ao planejamento da viagem, foram momentos bem emocionantes, principalmente quando conseguíamos passar as etapas necessárias, e que estavam planejadas. Foi muito importante a orientação, acompanhamento, e conhecimento da Sra. Carmen, que nos possibilitou, através de sua competência, obter nossa cidadania, através de sua experiência no assunto e em todos os processos legais.  A assinatura do livro na Comune de Labro e a entrada ao Passaporte em Rieti serão lembrados com muita alegria.
A viagem para Itália foi inesquecível, pois, firmando residência por um período, pudemos interagir diretamente com os costumes, língua, hábitos diários, gastronomia e principalmente com a alegria dos italianos. As viagens que também fizemos, de Norte a Sul da Itália, também nos encantou pela rica cultura e pelo fato de estarmos em contato direto com nossas origens, o que nos possibilitou um Sentimento de Pertencer . Também foi um período em que fizemos novas amizades  e treinamos a língua italiana em conversações cotidianas, regadas à vinho, pizza, risotos e macarronada!!
Para quem tiver a intenção de se tornar um cidadão italiano e obter o passaporte, creio que a viagem para Itália, com acompanhamento de uma consulente, é o melhor caminho a se seguir, pois em 1 mês  conseguimos fazer toda documentação, além de desfrutar de todos os encantos da Itália.
Eu e minhas duas filhas estamos muito orgulhosas por sermos agora Legítimas Italianas.
O meu agradecimento à Sra. Carmen Lúcia , aos amigos que fizemos,  à minha família, e ao meu marido Murilo.

Um grande abraço,

Maristela Thá Batista